Afinal, para que serve a tomada de 20 amperes? Sabemos que, apesar de ser conhecimento comum entre os eletricistas, nem todos os clientes compreendem a função e a diferença entre as amperagens. Para isso estamos aqui hoje com a intenção de explorar essa questão.
As tomadas de 10a são, naturalmente, as mais comuns nas residências brasileiras. Não só pelo valor menor, mas também por serem utilizadas para alimentar equipamentos como eletrodomésticos, computadores e outros equipamentos elétricos de baixo e médio desempenho.
Uma das diferenças mais palpáveis da tomada de 10a é que seus plugues são mais finos, tendo 4mm de diâmetro contra os 4,8mm da tomada de 20a. Nestas tomadas a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W, e para 220 V a potência máxima é de 2200 W.
As tomadas de 20a por outro lado, apesar de necessárias, são menos vistas e usadas num geral por sua função mais específica e valor maior comparado à de 10a. Ela é necessária para equipamentos que exigem uma carga mais reforçada de energia, acima de 1270 W, como é o caso dos aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entre outras máquinas que naturalmente fazem o uso de uma maior carga de energia.
Seus plugues tem 4,8mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. No caso destas tomadas a potência máxima em 127 V é de 2540 W, enquanto para 220 V a potência máxima é de 4400 W.
Para descobrir a corrente elétrica de seus aparelhos e eletrodomésticos, é recomendado sempre consultar o manual de instruções que acompanha o aparelho. É importante que sejam incluídas ambas as opções de correntes nos projetos elétricos, pois apesar dos equipamentos de 10a funcionarem perfeitamente em tomadas de 20a, o contrário não é verdade.
Portanto, mesmo que isso possa parecer uma boa ideia no momento, nunca utilize adaptadores para abastecer equipamentos que necessitam de 20a em uma tomada de 10a, ou force a entrada do plugue na tomada. Isso pode comprometer não apenas a tomada em questão e sua fiação, como também todo o resto da instalação elétrica da casa.
Para converter uma tomada de 10a para 20a é necessário que seja trocada não apenas a tomada, mas também toda a fiação conectada à tomada em questão.
Cada amperagem exige uma espessura de fio condutor diferente para seu funcionamento perfeito, sem superaquecimentos, maus contatos ou outros tipos de problemas. Segue uma tabela com a espessura ideal de cabo para cada amperagem:

